História


Karatê é uma prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.

Karatê é uma palavra de origem japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karatê é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karatê utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

O karatê é um excelente meio ideal de exercícios. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora,o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

Devido ao fato do karatê ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de escolas e estilos (Ryus) foram desenvolvidos, sendo as mais destacadas: Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, todas com ramificações pelo mundo afora.



O Karatê esportivo

Nos últimos anos, foram formuladas regras de combate simulado para se evitar ferimentos graves, com o propósito de introduzir o karatê como um esporte competitivo. O karatê de torneio é um jogo de reflexos que exige ‘timing’, velocidade, técnica, estratégia, camaradagem e controle, onde prevalecem HONRA, LEALDADE e SENSO DE COMPROMISSO.

Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados precisamente antes do contato.

O 1º Campeonato Mundial de Karatê foi realizado em 1970 em Tóquio/Japão, com a participação de 33 países e, desde então, cada campeonato mundial tem sido promovido de dois em dois anos. Em 2010, o 20º Campeonato Mundial realizado em Belgrado/Sérvia teve a participação de 88 paises.

O karatê tem se espalhado rapidamente, não apenas entre as gerações mais novas como um esporte para melhorar a força, mas tem se tornado um meio popular de exercício para homens e mulheres de meia-idade para manter a forma.

Organização do Karatê mundial

Devido a popularidade global do karatê como esporte, a formação de uma federação internacional de karatê tornou-se necessária. Em 1993, na Argélia, para adaptar-se às regras do Comitê Olímpico Internacional, a World Karate Federation (WKF), fato este que trouxe um desenvolvimento direcionado à promoção do karatê mundial. No dia 18 de Março de 1999 o COI em sua 109º sessão (Seul) confirmou o reconhecimento em caráter definitivo da WKF, de acordo com o artigo 29 da carta Olímpica, como a federação mundial dirigente da modalidade karatê.

Além da intenção de incluir o karatê nos Jogos Olímpicos, o objetivo da WKF é de unificar todas as organizações que pratiquem karatê, como esporte ou como uma arte tradicional. A WKF representa o karatê mundial e coordena todas as atividades de karatê ao redor do mundo, estabelece regras técnicas e operacionais, organiza e controla reuniões internacionais e toma as decisões sobre vários assuntos que possam surgir entre os membros. No Brasil e em Santa Catarina os responsáveis oficiais do Karatê é a CBK (Confederação Brasileira do Karatê) e FCK (Federação Catarinense do Karatê).

Um comentário: